Aperitivos

Alimentar-se vai além de comer bem e de forma saudável. É nutrir além do corpo a alma, e para isso vale buscar inspiração em imagens, sons, aromas, sensações....

Para apurar todos os sentidos, vão aí minhas dicas pessoais: Bom apetite!


LIVROS:



O Físico - Noah Gordon
O drama turbulento e, por vezes, divertido, de um homem dotado do poder quase místico de curar, que tem a obsessão de vencer a morte e a doença, é aqui contado desde o obscurantismo e a brutalidade do século XI na Inglaterra ao esplendor e sensualidade da Pérsia, detalhando a idade de ouro da civilização árabe e judaica. A história começa quando Rob Cole, órfão, aprendiz de um barbeiro-cirurgião na Inglaterra, toma conhecimento da existência de uma escola extraordinária na Pérsia, onde um famoso físico leciona. Decidido a ir a seu encontro, descobre que o único problema estava no fato de que cristãos não tinham acesso às universidades muçulmanas durante as Cruzadas. A solução era Rob assumir a identidade de um judeu, ao mesmo tempo em que se envolvia com uma avalanche de fatos verdadeiramente impressionantes. "Mais que uma recriação histórica magistral, aqui está também a história fantástica de uma vocação para a medicina. O romance de Noah Gordon recria o século XI de maneira tão eloqüente que o leitor é levado em suas centenas de páginas por uma onda gigantesca de autenticidade e imaginação", como se referiu o Publishers Weekly a O Físico, de Noah Gordon, autor festejado como um dos maiores nomes do mundo literário norte-americano e presente em todas as listas dos livros mais vendidos. Para a escritora Belva Plain, O Físico, "é a história da aventura de um desses raros homens que nasceram para serem médicos".

A Fisiologia do Gosto - Brillat-Savarin
A fisiologia do gosto, verdadeira certidão de nascimento da gastronomia, é um clássico escrito para paladares delicados e desapressados. Não é obra para quem quer matar a fome, literal ou de saber, mas para quem se delicia com petiscos fugazes, sente um prazer quase espiritual ao folhear as páginas amareladas de um velho caderno de receitas manuscritas e é capaz de evocar o clima de uma época em que se preparava uma perna de vitela com três pombos velhos e vinte e cinco lagostins. Para Roland Barthes, trata-se de um livro paradoxal, "pois o que se exprime pela elegância do estilo, do tom mundano das anedotas e da futilidade graciosa das descrições é a grande aventura do desejo".

Manual do Herói ou a Filosofia Chinesa na Cozinha - Sonia Hirsch
Com uma escrita bem-humorada, Sonia Hirst mostra como sobreviver de forma saudável em meio ao mundo caótico em que vivemos. A comida é a chave para manter o equilíbrio.




FILMES: